Instalação do sistema operativo Ubuntu

Depois de gravar o Ubuntu num DVD ou Pendrive, reinicie a máquina e escolha a opção de realizar o boot pelo Ubuntu. Após iniciar, teremos duas opções:


Try Ubuntu: liga o Ubuntu diretamente do DVD ou Pendrove, ideal para quem quer experimentar o sistema sem realizar nenhuma modificação na máquina. A experiência é relativamente má, afinal há uma enorme perda de desempenho já que a velocidade do DVD/Pendrive é lenta, mesmo comparando-se a um disco rígido convencional;

Install Ubuntu: inicia diretamente a instalação. Mesmo que o usuário escolha "Try Ubuntu", é possível iniciar a instalação por meio de um atalho no desktop.

O processo de instalação é iniciado em inglês, mas é possível configurar o sistema para funcionar em Portuguê logo nesta primeira janela.

A próxima etapa, "Preparing to install Ubuntu", pede que três itens sejam cumpridos para um melhor aproveitamento da instalação.



 
Ter 4,4 GB (5,5 GB nas versões mais novas) de espaço disponível em disco: lembramos que este é o mínimo. Recomendamos pelo menos 20 GB;

Estar conectado a uma fonte de energia: para quem está instalando o Ubuntu em um laptop, é possível instalar sem conectar a fonte. Se for o caso, recomendamos que a máquina tenha carga suficiente para aguentar todo o processo de instalação — essa etapa dura aproximadamente 40 minutos;

Estar conectado à internet: essa opção é recomendada por praticidade, pois instala automaticamente atualizações e codecs proprietários durante a atualização. Recomendamos fortemente esta opção e que o utiulizador marque as opções "Instalar atualizações durante a instalação" e "Instalar softwares de terceiros", pois acredite: não é agradável ter que instalar manualmente codecs para qualquer tarefa, como músicas MP3, vídeos em flash e executar qualquer tipo de filme.

Agora chegamos à parte que desencoraja muitos utilizadores: o particionamento de disco. Temos três opções: instalar o Ubuntu com o Windows, substituir o Windows ou "Algo diferente". Se você libertou espaço suficiente, a primeira opção pode poupar esta etapa enquanto a segunda elimina o Windows da máquina e utiliza todo o disco para o Ubuntu.

Escolha uma das opções e continue.

Ao clicar em "Continuar", a instalação já é iniciada, mas são necessárias algumas informações como a localização do utilizador e suas informações, bem como senha e nome do computador. Feito isso, basta aguardar o fim da instalação, clicar em reiniciar, remover a mídia de instalação e começar a usar o Ubuntu.